Páginas
Mail ContactTwitterInstagramFacebookRss
Menu de Categorias

Postado por em 22/05/2014 | Nenhum comentário

Uma imagem do barulho

Uma imagem do barulho

Que tal descobrir de onde vem aquele barulho chato tirando uma foto dele.

Agora dá! Com a nova invenção dos coreanos isso é possível, trata-se da câmera que fotografa barulho.

A câmera sonora sobrepõe contornos, similares aos gerados por câmeras termais, sobre uma imagem de qualquer equipamento, mostrando a origem dos diversos ruídos.

Segundo Seok-Hyung Bae e Young-Key, do instituto KAIST, esta é a primeira câmera de som portátil do mundo.

O aparelho poderá ser usado para detectar barulhos vindos de de veículos, equipamentos industriais, aparelhos domésticos e o que mais você quiser.

Ela tem mais um ponto ao seu favor: é leve e pequena o suficiente para ser usada nos mais diversos ambientes, pois pesa 1,78 kg e mede 39 x 38 centímetros.

Olha como ela funciona: tem formato pentagonal com cinco conjuntos espirais com 30 microfones digitais de alta sensibilidade, capazes de detectar fontes de ruído transientes e estacionários.

Uma câmera digital comum é instalada no centro da câmera de som, para que a imagem final possa ser uma sobreposição da imagem dos sons sobre a imagem real do aparelho que está sendo examinado, permitindo a identificação precisa da origem de cada ruído.

Com a ajuda do instituto onde trabalham, os pesquisadores criaram uma empresa, a SM Instruments, para comercializar a nova câmera de som portátil, que ainda não tem preço definido.

Isso é inovação, pegar algo que já existe e dar uma nova utilidade que ajude as pessoas. E inovação é sempre inspiração.

camera-de-som

Inspire-nos, deixe o seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.