Páginas
Mail ContactTwitterInstagramFacebookRss
Menu de Categorias

Postado por em 05/11/2013 | 9 comentários

Cassiopeia, o primeiro longa de animação do mundo é brasileiro

Cassiopeia, o primeiro longa de animação do mundo é brasileiro

Podemos dizer que o cinema também se divide em a.C e d.C, ou seja, antes de Cassiopeia e depois de Cassiopeia. Isto porque Cassiopeia é o primeiro longa-metragem do mundo feito 100% em computador.

Picture 2

Produzido e dirigido por Clóvis Vieira, contou com uma equipe de 3 diretores de animação e 11 animadores, trabalhando em 17 microcomputadores 486 DX2-66 e o primeiro modelo de personagem foi feito em um 386 SX de 20Mhz. Imagina só a paciência dessa galera!

Lançado oficialmente em 1º de abril (não é mentira) de 1996, o longa levou 4 anos para ficar pronto e custou R$ 1,5 milhão.

Picture 8

Os produtores da Disney quando ficaram sabendo que já tinha 40 minutos de filme pronto correram com seus orçamentos milionários para produzirem e lançarem Toy Story, a diferença é que Toy Story utilizou modelos de argila no meio da produção, já Cassiopeia não teve nenhuma interferência externa ao computador, isso faz com que ele seja de fato o primeiro filme 100% digital. Mais uma polêmica que ganhamos dos americanos, que também querem para eles o primeiro voo, porém o avião dos irmãos Wright não decolou, mas foi arremessado, diferente do 14 Bis que decolou com sua própria força, mas isso fica para um outro post. Voltemos ao filme.

Picture 4

Ateneia é um planeta pacífico da constelação de Cassiopeia que é atacado por vilões que querem sugar toda a sua energia, nisso Liza, uma cientista do planeta, lança 4 sondas de alerta que são resgatadas por Chip e Chop que vão ao socorro dos habitantes de Ateneia.

Picture 6

O filme conta com várias sacadas surpreendentes e tem um roteiro ótimo que teve que se enquadrar às limitações da época. Quando o robô Leonardo surge no filme, de forma totalmente inesperada, mas muito criativa dá pra perceber a nuance de um roteiro pensado para divertir.

Picture 7

O filme inteiro vale a pena, mas o final é tão simples que é o que o torna tão interessante.

Picture 5

Se você quiser assistir a Cassiopeia, algo que eu recomendo, não precisa nem fazer pirataria, pois o filme está no Youtube na sua íntegra.

Depois você deixa aí seu comentário do que achou.

9 Comentário

  1. Isso não é verdade… o filme brasileiro, realmente começou a ser feito primeiro, pois levou mais de 4 anos para ser concluído, mas o primeiro filme 100% de animação (computação gráfica) a ser lançado no mundo, foi “Toy Story”! Sei disso, pois na época, antes do lançamento de ambos os filmes, eu estava estudando animação com 3D Studio… eu sou dessa geração, e o primeiro filme 100% CONCLUÍDO e exibido nos cinemas foi, “Toy Story”… com todo respeito aos animadores de Cassiopeia, mas não dá nem pra comparar, sei que o conhecimento de animação limita muito o que se pode fazer em termos de história, mas é incomparável os dois filmes.

    • É verdade sim, Toy Story usou modelagem com objetos reais e depois passado para o computador, Cassiopeia foi 100% em computador.

    • Sérgio, não é comparar um com o outro, se você ler no post está assim: ” a diferença é que Toy Story utilizou modelos de argila no meio da produção, já Cassiopeia não teve nenhuma interferência externa ao computador, isso faz com que ele seja de fato o primeiro filme 100% digital.”

    • Deveria ter feito um curso de interpretação de texto também

    • kkkk vc leu cara Toy Story não e feito 100% em 3d.. usou moldes.. então logicamente ele não e o primeiro filme em animação 3d

  2. A Disney só comprou a Pixar em 2006…

  3. Boa noite. Sou Sergio Esteves e principal animador do Cassiopeia com 20 dos 80 minutos do filme. Nunca tivemos a ousadia de brigar com a Pixar mas o que determina um filme ser primeiro é o lançamento em cinema e Toy Short foi lançado 6 meses antes de Cassiopeia graças ao monopólio das distribuidoras de filme. Nossa ambição na época foi apenas mostrar que é possível ser feito trabalhos de qualidade aqui no Brasil.

    • Obrigado Sergio por sua declaração, nós do Inspiration Society temos convicção que seu trabalho e de toda a equipe foi um grande marco para o cinema nacional, uma pena que a grande mídia não dê o espaço que vocês merecem!!!

Inspire-nos, deixe o seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.